Confesso que meu primeiro contato com a gastronomia da Turquia foi nas altura. Refiro-me ao excelente serviço de bordo da
Turkish Airlines. Veja o inicio da descrição dos serviços: “Novos horizontes em nosso restaurante nas alturas… Olhos, ouvidos, nariz, lábios, dedos… Nossas hábeis respostas naturais nos trazem sensações, momento por momento. As sensações podem nos mudar e alterar nosso estado mental. As sensações de nossos passageiros significam tudo para nós. Não importa se você está viajando uma distância curta ou longa: tenha a certeza que teremos várias surpresas agradáveis esperando somente por você”.


Bueno, para resumir, depois que você entra no avião, acomoda-se em sua poltrona é servida uma toalha quente ou fria, minutos após são servidos nozes aquecidas e um drink de boas-vindas. Num vôo São Paulo à Istambul foram oferecidas várias entradas, 7 pratos principais (opção a ser escolhida através de menus entre diversos aperitivos turcos e entradas internacionais). Detalhe, o tradicional chá turco é servido com rodelas de limão, enquanto o café turco é servido com lokum (doce turco), além de cappucino e café espresso, estão disponíveis também vários tipos de refrigerantes, chás de ervas e garrafinhas de vinhos turcos (não sei qual razão que cada vez que eu pedia um vinho a comissária me trazia 2 garrafinhas.. ????).
A cozinha turca tem o privilégio de estar entre o oriente e o mediterrâneo, que conta uma complexa historia de imigração entre a Ásia central (aonde os Turcos se misturaram com os Chineses) e a Europa (onde os Turcos conquistaram ate Viena).
Sair para rua de manhã cedo e pedir um café da manhã é uma ótima pedida, bem oriental.... pão, azeitonas, tomates, pepinos, queijo branco, mel e obvio tudo isso acompanhado por chá turco negro.
Em seus pratos, nos almoços geralmente você encontra um pouco de carne e muita verduras, porém a população do sudoeste da Turquia come mais carne. Você poderá comer berinjela frita com carne moída, espinafre com creme de iogurte (meu preferido), pimentão recheado com arroz e carne moída coberto com iogurte (delicioso também), etc...
Você poderá também comer os kebap na Turquia, que são churrascos em espetos de pau ( podendo ser de carne de boi, carneiro ou galinha - devido a religião você não encontrará carne de porco nos restaurantes turcos). O doner kebap (traduzido literalmente como a carne que gira - por ser empilhada e girar em torno de si mesma ao cozinhar) é uma boa pedida (Aprendi a comer isso no bairro turco em Paris – era o melhor custo beneficio em Paris). Ele pode ser acompanhado com batata frita e um pouco de salada, ou você pode comer a carne em um sanduíche.
Em toda refeição não falta o bom pão Turco, seja no café da manhã, almoço ou jantar. O iogurte também é muito usado como um creme sobre certas comidas.
Como sempre a sobremesa nunca é meu forte, mas por lá peça o baklava (folheado de nozes), arroz doce, pudim – tradicionais aqui no Brasil também. Ahhhh não esqueça de pedir suco de romã – tradicionalíssimo por lá.
Não vá embora de Istambul, principalmente sem os "cay bahcesi" ou jardins de chá. Estes cafés podem ser interessantes se você quer ver um ambiente muito popular da vida Turca – ver pessoas turcas. Cafés são muito comuns em cidades grandes e pequenas. Pessoas mais abertas e também pessoas mais religiosas frequentam esses cafés. Você podera beber um café turco, uma chá negro, ou um delicioso chá de maça turco, prove também as bebidas típicas turcas: sahlep, avran e a boza.