Conhecer a capital do Uruguay que foi fundada em 1726 é simplesmente uma aventura para 3 ou 4 dias. É a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e foi declarada uma das mais seguras capitais do mundo. A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual saem e entram as mercadorias que se importam e se exportam.Com cerca de 1.400.000 habitantes, Montevideo é uma cidade calma, moderna, com jeito europeu, situada no estuário do Rio de la Plata.
Visão panorâmica? Fortaleza Del Cerro, é a parte mais alta de Montevideo. O mirante natural de toda a cidade e em particular de seu porto. Esta fortaleza foi a última construção militar espanhola construída no Uruguay. Situada em cima de El Cerro, é um símbolo nacional e é lá que se encontram os escudos Nacional e de Montevideo. Desde 1916 a fortaleza é a sede do Museu Militar.
Com a Independência do Uruguai, Montevideo passou a ser capital da República Oriental del Uruguay (1828).
No contexto da Guerra contra Oribe e Rosas (1850-1852), em virtude do Tratado de Aliança Ofensiva e Defensiva, assinado a 29 de Maio de 1851, entre o Império do Brasil, a República do Uruguay e a Província argentina de Entre-Rios, este forte, na capital uruguaia, foi guarnecido por 300 soldados brasileiros do 6º Batalhão de Caçadores. Em 1882, a fortificação foi rebatizada como Fortaleza General Artigas, em homenagem a José Gervasio Artigas (1764-1850), herói da independência do país.
Após sobreviver ao terremoto de 1888, mas perdida a sua função militar, já no século XX a fortificação foi desativada, sofrendo uma primeira intervenção de restauro (1930), vindo a ser considerada como Monumento Histórico Nacional no ano seguinte, até vir a se converter em espaço museológico, em 1939, com projeto do historiador uruguaio Horacio Arredondo.
Todos turistas pensam que a cidade é antiga, com pessoas idosas onde todos os jóvens foram embora e tal.. se você pensa assim tens que ir a Montevideo para quebrar seus paradigmas. A cidade está moderna com vários restaurantes, teatros, e muitas atrações modernas. Caso não acredite, favor "No Cruce".
Torre da Telefonica - lembra os Emirados Árabes
Rambla: assim se chama a orla marítima. Montevideo tem praias de ponta à ponta, e é possível ir à pé, pela calçada, todas elas sem interrupção. Assistir ao pôr do sol na rambla é um passeio imperdível.
Nada melhor que no domingo pela manhã que conhecer a feira de Tristán Narvaja, tradicional feira que acontece no centro da cidade. A feira é muito grande e lá se encontra de tudo, verduras, legumes, frutas, flores (aí um niño degustando um tomatinho), objetos Made in China, móveis até roupas, embora seja famosa pela venda de antiguidades.
Cansado de caminhar e com fome? Mercado del Puerto, melhor lugar para comer a famosa "parillada". Neste mês de outubro o mercado completou 140 anos, desde 1975 se tornou Patrimônio Histórico Nacional do Uruguay. A “Parillada” é o melhor banquete da culinária local.
Sentar no balcão e pedir o “medio y medio” (mistura de vinho branco com espumante)é a melhor pedida e acompanhar de perto o ritual de preparo da "parilla", os melhores cortes de carne de gado hereford sendo assado em pesadas grelhas de ferro. O prato é farto: pimentões vermelhos, batatas, entrecôt, embutidos, vísceras como molleja e chinchollines. Para beber? Cerveja de litro.
É de arrepiar, mas na Plaza Independecia, bem no centro de Montevidéu, exibe uma grande estátua eqüestre do General José Artigas. Embaixo dela, uma escadaria fúnebre leva a este monumento, onde estão guardadas as cinzas do herói e estadista uruguayo.
Palácio Salvo - É, é muito complicado descrever este prédio. Poderia dedicar um post completo para esta obra da arquitetura.. Como me senti pequeno diante dele, como impõe respeito o edifício mais alto do Uruguay.
Foi inaugurado em 1928, com seus 95 metros e 26 andares, era o prédio mais alto da América do Sul na época, e foi alí a primeira execução pública de "La Cumparsita", o tango mais difundido no mundo. Trezentas e sessenta e cinco versões de "La Cumparsita" estão sendo tocadas, uma por dia, na esquina do centro de Montevidéu onde foi executada em público pela primeira vez, quando a famosa música de Gerardo Matos Rodríguez completa 91 anos. Apesar de sua fama, o Uruguai a declarou em 1997"hino cultural e popular", a Argentina a considerou "um dos estandartes da cultura portenha", e, por outro lado, o célebre compositor argentino Astor Piazzola classificou "La Cumparsita" como o "pior de todos os tangos".
Este é o Teatro Solís, foi inaugurado no ano de 1856, tem o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição européia ao Río de la Plata. Pensava que era devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício.., imaginação fértil que eu tenho..; e falando nisso a fachada tem semelhanças à do Teatro Felice, Génova, o teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão.